“A vida é como andar de bicicleta – para ficar em equilíbrio você tem que se manter em movimento.”
– Albert Einstein
Na primeira vez que eu li essa citação, eu achei que, assim como tantas outras de Clarice Lispector e de Luis Fernando Veríssimo, ela era um meme meigo inventado por algum internauta e anexado a uma figura intelectual para ganhar importância. Mas, que alegria, ela realmente foi escrita pelo cientista mais pop e mais incompreendido do século 20, em uma carta para seu filho Eduard. Essa foto acima também é legítima. O prêmio Nobel não me deixa mentir:
A tradução literal para o trecho da carta não é assim tão sonora, mas paciência. De tradução livre em tradução livre, eu compus o lema desse blog, “viver é como andar de bicicleta”, inspirado pelo lema desse físico que alterou a maneira como compreendemos o universo e, olha só, também andava de bicicleta.
O conceito por trás desse blog é usar a experiência acumulada no meu trabalho ativista anterior, o Lado Bi, para ajudar a disseminar uma outra maneira de enxergar a relação das pessoas com a cidade, com o meio-ambiente e umas com as outras. Uma maneira mais solidária, mais pacífica e mais saudável de se viver, em que há espaço e oportunidade para todes. Eu tenho plena convicção de que o fio condutor para essa mudança é o transporte ativo – a pé e, principipalmente, de bicicleta.
Este será um espaço para reunir informações de iniciativas ao redor do mundo que estão devolvendo o espaço urbano para as pessoas, depois de tantas décadas em que ele foi entregue de bandeja para os veículos motorizados. Vou buscar as opiniões de especialistas e idealistas, vou contribuir com minhas opiniões e observações, e darei voz às propostas que descobrir aqui em nosso território nacional. Sempre em frente, sempre em movimento, sempre em equilíbrio.
Eu, quem?
MARCIO CAPARICA começou a andar de bicicleta aos quatro anos, mas só foi levar a bike a sério quando foi morar em Londres em 2005. Desde então trocou definitivamente a carteira de motorista pelo pedal. Mora em São Paulo e tem a bicicleta como principal meio de transporte. Já fez o Caminho de Santiago a pé, viajou de Amsterdam a Dijon de bicicleta e atravessou os Estados Unidos do Atlântico ao Pacífico pedalando. É advogado, comunicador, pacifista e feminista. Está sempre aberto ao diálogo: escreva uma mensagem para soubicicodelico@gmail.com.