Sobre o blog

Albert Einstein“A vida é como andar de bicicleta – para ficar em equilíbrio você tem que se manter em movimento.”
Albert Einstein

Na primeira vez que eu li essa citação, eu achei que, assim como tantas outras de Clarice Lispector e de Luis Fernando Veríssimo, ela era um meme meigo inventado por algum internauta e anexado a uma figura intelectual para ganhar importância. Mas, que alegria, ela realmente foi escrita pelo cientista mais pop e mais incompreendido do século 20, em uma carta para seu filho Eduard. Essa foto acima também é legítima. O prêmio Nobel não me deixa mentir:

A tradução literal para o trecho da carta não é assim tão sonora, mas paciência. De tradução livre em tradução livre, eu compus o lema desse blog, “viver é como andar de bicicleta”, inspirado pelo lema desse físico que alterou a maneira como compreendemos o universo e, olha só, também andava de bicicleta.

O conceito por trás desse blog é usar a experiência acumulada no meu trabalho ativista anterior, o Lado Bi, para ajudar a disseminar uma outra maneira de enxergar a relação das pessoas com a cidade, com o meio-ambiente e umas com as outras. Uma maneira mais solidária, mais pacífica e mais saudável de se viver, em que há espaço e oportunidade para todes. Eu tenho plena convicção de que o fio condutor para essa mudança é o transporte ativo – a pé e, principipalmente, de bicicleta.

Este será um espaço para reunir informações de iniciativas ao redor do mundo que estão devolvendo o espaço urbano para as pessoas, depois de tantas décadas em que ele foi entregue de bandeja para os veículos motorizados. Vou buscar as opiniões de especialistas e idealistas, vou contribuir com minhas opiniões e observações, e darei voz às propostas que descobrir aqui em nosso território nacional. Sempre em frente, sempre em movimento, sempre em equilíbrio.

Eu, quem?

Marcio CaparicaMARCIO CAPARICA começou a andar de bicicleta aos quatro anos, mas só foi levar a bike a sério quando foi morar em Londres em 2005. Desde então trocou definitivamente a carteira de motorista pelo pedal. Mora em São Paulo e tem a bicicleta como principal meio de transporte. Já fez o Caminho de Santiago a pé, viajou de Amsterdam a Dijon de bicicleta e atravessou os Estados Unidos do Atlântico ao Pacífico pedalando. É consultor de marketing digital, webdesigner, jornalista, escritor, pacifista, feminista. Está sempre aberto ao diálogo: escreva uma mensagem para soubicicodelico@gmail.com.