Quênia decreta feriado nacional dedicado ao plantio de árvores

Share

Plantar 15 bilhões de árvores em 10 anos. Esta é a meta que o governo do Quênia estabeleceu como forma de combater os efeitos das mudanças climáticas em seu território. Mas como envolver a população nesse esforço?

Uma das soluções foi decretar que, no país, o dia 13 de novembro será um feriado dedicado ao plantio de mudas. A primeira edição desse feriado aconteceu agora em 2023, quando a ministra do Meio Ambiente, Soipan Tuya, convocou “todos os quenianos participarem da iniciativa”, estabelecendo uma meta inicial de 100 milhões de árvores plantadas – duas para cada um dos 50 milhões de quenianos.

Área de reflorestamento no Quênia.

Mudas gratuitas e aplicativos

O governo do país também incentivou essa empreitada oferecendo 150 milhões de mudas para serem distribuídas gratuitamente a seus habitantes e plantadas em áreas públicas pré-determinadas para reflorestamento. Além disso, recomendou-se também que aqueles que pudessem comprassem mais duas mudas para plantar onde bem quisessem.

Os quenianos poderão acompanhar o desenrolar do projeto por meio de um aplicativo. Nele, todos os interessados poderão registrar o plantio de mais mudas, anotando sua localização e espécie, e também acompanhar o crescimento de cada uma fazendo o upload de fotos. No domingo anterior ao feriado, o aplicativo conseguiu mais de dois milhões de novas contas.

As mudanças climáticas também se fazem sentir na África

A região norte do Quênia está sofrendo com os efeitos do El Niño, que provocou enchentes no norte do país, com enormes prejuízos materiais e humanos.

Os efeitos da chuva excessiva em 2023, no entanto, não são o suficiente para compensar os efeitos da seca devastadora que assolou o chifre da África pelos últimos cinco anos.

Atualmente, o país conta com uma cobertura florestal de 7%. A intenção do ministério do Meio Ambiente é que ela aumente para 10%. Para isso, separou um orçamento de 80 milhões de dólares para o projeto. Os esforços continuam para além do feriado – segundo a ministra Suipan Tuya, o objetivo é que 500 milhões de mudas sejam plantadas até o final da estação de chuvas, em dezembro.